Empresa Brasil Manganês Corporation agora é Meridian

Para melhor lidar com os novos desafios, a empresa se transformou.

Empresa Brasil Manganês Corporation agora é Meridian

A empresa Brasil Manganês Corporation (BMC) cresceu, expandiu seus horizontes e para lidar com novos desafios se transformou na Meridian, uma empresa de pesquisas e produção mineral ainda mais sólida. A empresa surge movida por uma filosofia de atuação mais abrangente e mantendo os mesmos compromissos, seriedade e os valores do respeito e da prosperidade.

O projeto BMC da Meridian em Espigão do Oeste dever ser à base de expansão para Rondônia e o Brasil. Um projeto pioneiro onde a cultura e os valores serão nutridos, talentos serão lapidados e experiências serão aglutinadas para tornar o projeto BMC da Meridian um modelo para demais operações.

IMG_9121

                Equipe operacional trabalhando em uma das plantas de exploração da Meridian

A empresa Meridian é brasileira, legalmente constituída em Espigão do Oeste cujo projeto é parte de um investimento do grupo Meridian, uma empresa de capital aberto com ações na Bolsa de Valores do Canadá. O grupo já se encontra desde 2013 em Espigão do Oeste investindo em um ambicioso projeto de pesquisa mineral no município.

A Meridian investe porque acredita que há potencial para desenvolver um projeto de mineração de grande escala em Espigão do Oeste. A empresa recebeu do governo o direito de fazer pesquisa mineral em uma área de aproximadamente 140 mil hectares na região de Espigão do Oeste.

Screen Shot 2016-12-19 at 8.36.42 am

             Vista aérea de uma das plantas em execução pela Meridian

         

Para isso a empresa tem que cumprir rigorosamente as condições de pesquisas impostas pelo governo inclusive informar o mesmo o que encontrou durante seu trabalho de campo. A empresa Meridian possui projetos e corpo técnico especializado para fazer a recuperação da área ocupada a contento.

Atualmente a empresa já produz uma pequena quantidade de manganês retirado do subsolo que é processado nas plantas Jaburi e Rio Madeira. O manganês de Espigão do Oeste abastece algumas indústrias brasileiras situadas em Minas Gerais e Paraná. A destinação da produção local depende da qualidade do produto e da variação de preços.

Screen Shot 2016-12-19 at 10.34.34 am

     Biblioteca contendo todo o acervo das pesquisas realizadas pela Meridian

                  

Devido ainda a produção inicial ser pequena, a comercialização do manganês de Espigão do Oeste esta voltada para o mercado interno, com alguns estudos adiantados para a viabilidade do mercado externo. O projeto BMC da Meridian em Espigão do Oeste já produz o manganês de alta qualidade em escala piloto.

A Meridian desenvolve um programa ambicioso de pesquisa multi commodities na procura por identificar manganês adicional para sustentar a produção a longo prazo, além de mineralização de outros metais. Um projeto que é aguardado pela população de Espigão do Oeste com muita expectativa, diante da possibilidade de se consolidar um novo ciclo na economia do município e a da região

Fonte: Luizinho Carvalho/Sociólogo 

Fotos: Arquivo/Meridian

Comentários pelo facebook

Comentários

Carregar mais em Espigão

Verificar também

Residencial Esperança agoniza junto com sonho de pretensos moradores

Em 2014 administração anunciava que até março de 2015 moradias seriam entregues. A empresa…