Ruas e casas são alagadas após rio transbordar em distrito de Cacoal

Grande volume de chuva fez rio subir sem parar.
Cerca de 15 famílias tiveram que ser retiradas de suas casas.
Fernanda Bonilha

Morador fica ilhado após rio transbordar em Riozinho (Foto: Fernanda Bonilha/G1)

As intensas chuvas que caíram sobre o distrito do Riozinho, em Cacoal (RO), causaram diversos pontos de alagamentos nesta quarta-feira (15). De acordo com o diretor da Defesa Civil, aproximadamente 15 famílias estão desalojadas após terem as casas invadidas pela água. O incidente aconteceu devido ao grande volume de chuva que caiu nos últimos dias, fazendo com que o Rio Riozinho transbordasse. A Defesa Civil ajudou na retirada das famílias. “Estamos verificando a situação do rio desde terça-feira e informando as famílias que estamos à disposição de quem precisar deixar suas casas. Pedimos para que os moradores fiquem atentos ao nível dos rios e que não demorem para sair de casa”, afirma o Francisco Nóbrega, diretor da Defesa Civil em Cacoal.
Letícia Lenir de Souza foi uma das famílias atingidas pela água nesta quarta-feira. Ela comprou há um ano uma casa no distrito e agora quer alugar outra residência.
“Compramos essa casa aqui no Riozinho, mas não sabíamos que alagava. Agora estamos com as mãos atadas, pois vamos ter que alugar uma casa em Cacoal e tentar vender essa porque aqui não dá pra morar”, desabafa.

Defesa Civil ajuda moradores a sair de casa em Cacoal, Ro (Foto: Fernanda Bonilha/G1)

Apesar do nível elevado da água, muitos moradores insistem em permanecer na residência. O aposentado José Silvino dos Santos teve o quintal tomado pela enchente e mesmo assim não quis sair do local. “Eu não tenho medo. Prefiro ficar no que é meu do que ir para casa dos outros”, diz o aposentado.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, cerca de 15 famílias tiveram que sair de casa e foram abrigadas em casa de parentes e em pontos de apoio montados pela prefeitura. “Estamos trabalhando junto com a Secretaria de Assistência Social e dando todo o apoio aos moradores que não tenham pra onde ir”, disse Nóbrega.

Aulas suspensas
As aulas do campus do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) de Cacoal tiveram que ser suspensas devido à cheia do Rio Machado, que alagou a estrada de acesso à instituição. De acordo com diretor do instituto, Davys Sleman Negreiros, ainda não tem prazo para que as aulas retornem. Os alunos devem ficar atentos ao site para obter outras informações.
Ainda segundo o diretor, todos os rios que cortam o município estão sobrecarregados. Os rios Machado, Pirarara e Tamarupá estão sendo monitorados a todo instante e já correm o risco de um novo transbordamento.

 

Comentários pelo facebook

Comentários

Carregar mais em DESTAQUES

Verificar também

Rondoniense é morta a tiros em Goiás e enteado é acusado

Com informações do Mineiros.com e do Extra de Rondônia Ex-moradora de Vilhena, Rozalina da…