Nuvepa reforça importância da 2ª dose da vacina contra a gripe para crianças em Guajará

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Nuvepa) alerta os pais para a aplicação da segunda dose da vacina contra a gripe para crianças que já receberam a primeira dose em Guajará-Mirim (RO), a cerca de 330 quilômetros de Porto Velho. Segundo o órgão, existem cinco pontos de atendimentos em diferentes bairros para atender o público-alvo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

As crianças que ainda não receberam a primeira dose também poderão ser levadas aos pontos de atendimento para a imunização.

Segunda dose contra a gripe

Ao G1, a diretora do Nuvepa no município, Suellem Ribeiro, informou que a segunda dose deve ser aplicada após 30 dias de aplicação da primeira dose, porém muitos pais não respeitam esse cronograma e não retornam com os filhos para receber o reforço contra a influenza.

“É importante que os pais tragam os filhos para receber a aplicação da segunda dose, assim a imunização será completa e mais eficiente. Temos cinco locais onde a população poderá ser atendida de segunda a sexta-feira, bastando apenas levar o cartão de vacina da criança, mas caso não tiver, o atendimento será feito e daremos uma nova caderneta na hora”, explicou a servidora.

Ainda segundo o órgão, a vacina contra a gripe para a população em geral também continuará a ser aplicada enquanto durar o estoque.

Segunda dose contra o HPV

Suellem ressaltou também que a segunda dose contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) deve ser aplicada seis meses após a primeira dose para meninas de 9 a 14 e meninos de 11 a 14 anos. No último dia 8, aconteceu o Dia D da campanha contra o HPV, além de aplicação de vacinas contra a meningite C, hepatite B e difteria e tétano (DT).

“Outro assunto importante é a segunda dose contra o HPV, principalmente para as meninas. O Dia D aconteceu no início deste mês, então, nos próximos seis meses, os pais desse público alvo também devem ficar atentos para não perder a aplicação”, reforçou.

 

Confira os pontos de atendimentos:

  • Posto de Saúde Irmã Maria Agostinho, no Bairro 10 de Abril
  • Posto de Saúde Carlos Chagas, no Bairro Almirante Tamandaré
  • Posto de Saúde Sandoval Meira, no Bairro Serraria
  • Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Bairro Jardim das Esmeraldas
  • Posto de Saúde Altamiro Barroso, no Bairro Liberdade

Fonte: G1

Comentários pelo facebook

Comentários

Carregar mais em DESTAQUES

Verificar também

Cadela da PM ajuda na apreensão de quase meio quilo de droga em Cacoal

Uma cadela da raça labrador pertencente ao canil da Polícia Militar (PM), ajudou na apreen…